3 motivos para investir em gestão na Saúde

Conhecimentos na área de gestão são importantes em praticamente todas as disciplinas relacionadas a negócios. Esta é uma premissa que ganha cada vez mais destaque no setor de saúde, onde as habilidades gerenciais podem ter impacto direto na vida dos pacientes.

As responsabilidades dos gestores incluem planejamento, coordenação, supervisão de departamentos e equipes de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, entre outras especialidades. Os profissionais precisam de treinamentos especializados para garantir que a clínica ou unidade hospitalar seja não apenas bem-sucedida no que concerne à assistência ao paciente, mas para que também seja uma empresa lucrativa e longeva.

Supervisionando uma ampla variedade de departamentos, não é incomum que estes gestores, em sua maioria médicos, precisem criar abordagens especiais para muitas situações desafiadoras. Devem levar em consideração possíveis mudanças nas políticas de governo, avanços tecnológicos e tendências econômicas que possam alterar as operações da unidade de saúde. Dessa maneira, a gestão não pode passar despercebida a qualquer hospital ou clínica que pretenda obter sucesso.

Neste contexto, uma das iniciativas com maior credibilidade é a Acreditação, um sistema que avalia e reconhece formalmente a qualidade dos serviços de saúde prestados em unidades hospitalares em todo o mundo. No Brasil, a principal certificação é via ONA (Organização Nacional de Acreditação). Já no âmbito internacional, é possível citar inúmeros programas de prestígio, estando eles eles, por exemplo, a Qmentum ACI (Acreditação Canadense).

Elencamos três motivos essenciais para sua empresa investir em gestão e conquistar um lugar de destaque na área da saúde. Confira:

Mais eficiência

 

Com um modelo de gestão profissional e controlado é possível administrar o negócio de maneira otimizada, segura, ágil e com custos reduzidos. Existem ferramentas e processos de gerenciamento desenvolvidos especialmente para a dinâmica de trabalho de unidades de saúde, garantindo um fluxo de trabalho inteligente, saudável e altamente eficiente.

 

Mais integração

 

Tendo estabelecido processos capazes de otimizar o tempo dos profissionais envolvidos no negócio – médicos, enfermeiros, recepcionistas, administrativos -, será possível assegurar uma melhor comunicação e, consequentemente, uma maior integração entre as equipes. Benefícios que também são refletidos diretamente na percepção dos clientes e pacientes sobre o atendimento.

Mais reconhecimento

Ao investir em gestão, um passo natural é buscar ser reconhecido por suas boas práticas. Com o auxílio de assessoria especializada, as unidades de saúde podem conquistar acreditações de diversos níveis. Este processo, de médio a longo prazo, baseia-se principalmente em padrões que visam a melhoria contínua da qualidade dos serviços. Novamente, uma medida que possibilita ganhos para a instituição, equipe e paciente.

 

Conte com uma assessoria especializada e experiente para iniciar ou aprimorar a gestão do seu hospital ou clínica. Saiba mais.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *