Como obter certificado de distinção dos Serviços de Terapia Assistida?

A certificação por distinção para os Serviço de Terapia Assistida (STA) é uma metodologia de certificação internacional desenvolvida pelo IQG em parceria com a Acredite e a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a qual é responsável pela homologação do processo. Nesta publicação você vai entender como obter o certificado de distinção dos Serviços de Terapia Assistida.

Quais os benefícios da certificação por distinção?

A adesão à metodologia resulta em mais qualidade, controle e melhor reputação para as instituições de saúde. Tem como intuito: estimular o desenvolvimento de um modelo de gestão focado na excelência e em um ambiente de cultura de segurança; motivar as equipes; e promover a melhoria contínua de processos.

O Serviço de Terapia Assistida, quando certificado pelo projeto distinção, recebe o reconhecimento com validade de 2 anos. Após este período, deve passar pelo processo de recertificação, garantindo que o padrão anteriormente encontrado permaneça.

A obtenção desta certificação implica em determinados fatores e etapas, que envolvem tomar conhecimento das condições, do manual e seus requisitos, se adequar aos padrões e passar pelas fases de avaliação até a conquista do certificado.

Etapas do processo de certificação

  • Conhecer o Manual de Padrões de Avaliação (critérios e requisitos);
  • Adequar-se aos requisitos do Manual de Padrões de Avaliação (opcional: contratar assessoria para adequações, capacitações e treinamentos);
  • Alinhar seus processos e método de gerenciamento de forma evidenciar conformidade com o padrão de avaliação;
  • Contatar a instituição acreditadora para a visita de avaliação inicial;
  • Após 3 meses, receber a instituição acreditadora para visita de avaliação do desempenho;
  • Após 3 meses, receber a instituição acreditadora para a avaliação de certificação.

 

O processo junto a instituição acreditadora leva seis meses, da visita inicial à visita de certificação. Todavia, é comum que instituições de saúde solicitem prolongamento destas datas, pois ainda não se sentem preparadas para passar pela visita de certificação. No entanto, antes de contatar a instituição acreditadora, é possível tomar conhecimento do manual, dos critérios e requisitos, e planejar adequação de ações até a visita da instituição acreditadora.

Para isso, os serviços interessados na certificação podem contar com empresas que realizam assessorias para capacitações e adequações do modelo de gestão aos padrões-requisitos do manual. Neste momento, é essencial que estas instituições de saúde estejam aptas a avançar e aprimorar seus processos, sempre focando na qualidade dos serviços prestados e segurança do paciente.

Reconhecendo estas etapas, o Centro de Infusão / Serviço de Terapia Assistida (STA), adotará práticas dinâmicas, que implicam na manutenção daquela certificação conquistada e, posteriormente, uma recertificação junto à instituição acreditadora.

Temos, assim, o Ciclo da Certificação por Distinção na Reumatologia:

Ciclo de Acreditação em Instituições de Saúde

Como adquirir o manual?

A Sociedade Brasileira de Reumatologia detém da propriedade intelectual do Manual de Padrões de Avaliação em Serviços de Terapia Assistida, porém a comercialização do mesmo é de responsabilidade da instituição acreditadora. Para ter acesso ao manual, faça seu pedido pelo site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *