O que é acreditação para instituições de saúde?

A Acreditação é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, pautado por três características: é voluntário, periódico e reservado. Deve ser realizado por organização independente, que avalia uma série de requisitos previamente aceitos, criados para aperfeiçoar a segurança e a qualidade no cuidado ao paciente.

O processo de Acreditação tem caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua. Possui padrões assistenciais e administrativos considerados como ideais e concretizáveis para garantir a qualidade da assistência e, além disso, busca estabelecer mecanismos de avaliação do desempenho técnico, da gestão e do relacionamento da instituição com seus clientes internos, externos e fornecedores.

Uma vez alcançados os padrões exigidos nos manuais de acreditação, o serviço de saúde passa a estar certificado por um período de tempo, mas necessita desenvolver ações de aprimoramento contínuas e demonstrar tendência de melhoria nos seus resultados. O processo exige a adoção de práticas dinâmicas, o que implica em manutenção daquela certificação conquistada e, posteriormente, uma recertificação pela instituição acreditadora.

Atualmente existem diversos programas de certificações e acreditações no mundo. Conheça alguns dos mais relevantes:

  • Qmentum Accreditation Canada
  • Canadian Council on Health Facilities Acreditation (CCHFA)
  • ONA – Brasileira
  • Joint Commission – Americana
  • Niaho
  • Australian Council on Healthcare Standards (ACHS)
  • National Health Service (NHS) – Reino Unido
  • National Committee for Quality Assurance (NCQA)
  • Haute Autorité de Santé (HAS) – França
  • Accreditation Commission for Health Care (ACHC)
  • British Accreditation Council

Conheça  três destaques entre os programas de certificação e acreditação:

Joint Commission International (JCI) – EUA

A Acreditação desta organização norte-americana é considerada uma das mais importantes no mundo e está presente em mais de 90 países. A JCI identifica, mensura e compartilha boas práticas de serviços de saúde, com critérios baseados em indicadores internacionais de segurança, gerenciamento de fármacos, acesso a tratamento e continuidade, além de gerenciamento de informações hospitalares.

Qmentum International Accreditation – Canadá

O programa canadense Qmentum existe há 60 anos e considera mais de 100 normas internacionais de qualidade e segurança. Orienta e monitora padrões de alta performance, focando em governança clínica, medicina baseada em evidência e redução de sobrecarga aos colaboradores. Também busca eliminar processos que não geram valor agregado à instituição e aos pacientes.

Organização Nacional de Acreditação  – ONA – Brasil

A ONA é uma entidade brasileira que certifica a qualidade de serviços de saúde no país, atentando especialmente para a segurança do paciente, padrões de gestão e qualidade da assistência. Sua metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS com representatividade em mais de 100 países.

 

 

Requisitos exigidos para Acreditação pela ONA

Ciclo de Acreditação em Instituições de SaúdeSão elegíveis à avaliação para a acreditação, segundo a metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA, as organizações, serviços e programas da saúde que cumprem os seguintes requisitos:

  1. Enquadra-se na definição de Organização Prestadora de Serviços de Saúde, conforme determina a Norma para o Processo de Avaliação específica;
  2. Está legalmente constituída há pelo menos 1 ano;
  3. Possui alvará de funcionamento;
  4. Possui licença sanitária;
  5. Possui licenças pertinentes à natureza da atividade;
  6. Possui registro do responsável técnico, conforme o perfil da Organização Prestadora de Serviços de Saúde.

 

Em breve compartilharemos aqui no blog o que são as Certificações por Distinção, derivadas da Acreditação e com foco em serviços específicos. Acompanhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *