Os 5 desafios do processo de acreditação

A acessibilidade e a maior visibilidade dos programas de acreditação vêm atraindo muitas instituições interessadas em passar pelo processo de certificação. Todavia, para conquistar o reconhecimento não basta agendar uma visita de avaliação junto a empresa certificadora. É necessário conhecimento prévio dos procedimentos, maturidade e apoio da alta direção para realizar melhorias e mudanças na cultura organizacional. Listamos os 5 desafios do processo de acreditação. Confira!

1. Conhecimento do manual

Conforme esclarecemos no post anterior, a acreditação é um sistema de avaliação que envolve uma série de requisitos, criados para aperfeiçoar a segurança, qualidade do cuidado ao paciente e dos serviços prestados. O desconhecimento do manual a ser utilizado, assim como seus critérios e exigências, é um erro que pode influenciar na conquista e manutenção da acreditação.

2. Envolvimento das partes interessadas

É necessário envolver todos os profissionais, independentemente do nível hierárquico na empresa, bem como os prestadores de serviços, fornecedores e, principalmente, os clientes/pacientes. A falta de envolvimento significa desconformidade com o processo de acreditação, tendo em vista que esta requer a participação coletiva. Além disso, também pode gerar desmotivação na equipe, comportamento capaz de prejudicar a conquista do reconhecimento.

3. Divisão do trabalho

O projeto de adequação aos requisitos exigidos nos manuais de acreditação não deve ficar sob responsabilidade de um único profissional. As atividades precisam ser distribuídas para que não hajam falhas que possam trazer prejuízos, sejam estes relacionados aos processos, danos humanos ou até mesmo financeiros.

4. Vaidade

Implantar acreditação em uma instituição é, sobretudo, manter a gestão da qualidade no centro da estratégia. Entre as caraterísticas das empresas que oferecem qualidade, estão: colocar o cliente em primeiro lugar, investir nos funcionários e nunca se dispersar. Tomar o processo de acreditação para si ou tratá-lo como um certificado para publicidade não é o caminho recomendado, uma vez que a acreditação precisa ser sustentada pela empresa e não por um indivíduo. Deve ser visível, exibir evidências durante as avaliações e seus reflexos sociais durante a prestação dos serviços.

5. Mudança e adequação

É natural que as pessoas sejam resistentes às mudanças de processos em uma instituição. Não é diferente na acreditação. A adequação dos critérios exige alterações dos procedimentos, consequentemente nas pessoas – ou na forma em que elas conduzirão suas ações. Este é um dos principais desafios, visto que os profissionais irão questionar ou se opor às novidades. O item 2 desta lista é a solução, pois funcionários envolvidos compreendem os benefícios, conceitos e a importância do sistema de avaliação.

A Acredite é especialista em assessoria para adequação de instituições de saúde aos critérios e requisitos dos Manuais de Acreditação e Certificação por Distinção.

Conte com a ajuda dos nossos profissionais para conquistar este reconhecimento!

Quer saber mais sobre acreditação em saúde?

2 thoughts on “Os 5 desafios do processo de acreditação”

  1. Dentre os 5 critérios para se alcançar um certificado, acredito que o envolvimento com as partes interessadas seja o de maior valor, pois a perpetuação da cultura de “aprender com os erros “ só será alcançada se todos os envolvidos no cuidado estiverem cientes de sua responsabilidade perante a Segurança do paciente.

    1. Perfeita observação! Apenas com o envolvimento de todos, a instituição será capaz de atingir níveis de excelência no cuidado ao paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *