Comunicação na Saúde e Posicionamento de Marca durante a crise

Para sustentar boas práticas, processos assistenciais e decisões estratégicas durante a crise causada pelo Coronavírus, temos a atuação do time de Acreditação e da Gestão da Qualidade, junto às demais áreas, com um novo posicionamento, conforme discutido nas transmissões online que realizamos nos dias 20 e 21 de abril, com os temas Planejamento Estratégico e Qualidade Assistencial, respectivamente. O mesmo deve ocorrer com a comunicação na saúde.

No enfrentamento da crise, a instituição de saúde também precisa fazer o mesmo: se posicionar perante seus clientes, internos e externos, disseminando as práticas adotadas e as soluções encontradas até o momento junto ao seu comitê de crise. Que a comunicação é um fator importante, disso todo mundo já sabe, mas essencial também é existir uma afinidade sobre o que e de que forma é dito, para assim existir excelência no cumprimento de tudo que fora definido neste momento.

Em mais uma transmissão online, dentro da série de lives de recomendações, a Acredite Assessoria abordou o tema Comunicação na Saúde e Posicionamento da Marca no enfrentamento da crise do COVID-19. A abordagem trouxe reflexões sobre a necessidade de posicionamento interno e externo, indo além da comunicação com paciente/cliente, ao incluir os demais públicos externos e essenciais, como prestadores de serviços, fornecedores e órgãos públicos.

A live pode ser vista no vídeo abaixo:

Quando falamos de comunicação na saúde e posicionamento de marca, o natural é pensar na atuação do setor de marketing de um hospital ou clínica, ao promovê-la para à sociedade e seus pacientes-alvo, no entanto a reflexão e recomendação apontada durante a transmissão online é que comunicação no setor saúde precisa ser discutida da estratégia ao operacional, e envolver todos os públicos-alvo e processos estabelecidos, principalmente o olhar para dentro de casa (comunicação interna – profissionais de saúde, colaboradores de apoio, pacientes internados e familiares/cuidadores).

Neste momento de pandemia e crise, os processos de comunicação precisam ser revistos, uma vez que a maioria da população está em isolamento social, com medos e incertezas e agora, mais do que nunca, buscam nos serviços de saúde às soluções para suas dúvidas. Assim acontece com o paciente ou com o profissional que está dentro da instituição.

Ao final da transmissão, Allan Agra do time Acredite Assessoria, deixou recomendações práticas para que clínicas, hospitais e as demais instituições de saúde possam fortalecer sua comunicação e posicionamento diante da crise:

  1. Na comunicação interna ou externa, o tom precisa ser de empatia. Esse é o momento de transmitir e deixar transparecer seus valores institucionais, os quais as pessoas se identificam e esperam que as instituições as representem.
  2. Invista em presença digital, uma vez que a maioria da população está em isolamento social, os canais digitais devem ter sua atenção. Presença digital não se resume a rede social, nem ao público-alvo pacientes. Seu contato com fornecedores, colaboradores, prestadores e sociedade também é digital. Faça um diagnóstico da sua presença digital para saber onde precisa investir. Se precisar de suporte, conte com a Acredite Assessoria.
  3. Não é momento para vender, mas sim de ajudar e ser suporte. Gere valor pela comunicação. Isso pode acontecer de dentro para fora, da ação para a publicidade. Invista na comunicação com a equipe interna (profissionais de linha de frente e de apoio). Uma vez que os profissionais enxerguem o valor das ações propostas, eles o leva para fora, sendo assim promotores da sua marca junto aos amigos, familiares e passamos, então, a ser a fonte segura, a ser uma marca segura para esse enfrentamento de crise.

A Acredite Assessoria começou a trabalhar a temática do Covid-19 ainda em janeiro de 2020 com seus clientes, parceiros e público. Caso precise de colaboração para o enfrentamento da crise, conte com a gente.

Aqui em nosso site, dispomos de materiais para enfrentamento da crise e uma lista de cursos gratuitos para profissionais de saúde. Em nosso instagram e de nossos parceiros, a série de lives continua, clique aqui e nos acompanhe por lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *