O papel da Gestão da Qualidade no combate ao Coronavírus

Com o intuito de promover reflexões sobre a atuação de instituições de saúde durante a pandemia causada pelo Coronavírus, realizamos transmissões ao vivo em nosso instagram com a presença de convidados, parceiros da Acredite Assessoria.

Na terça-feira, 21 de abril, o tema foi Qualidade e Assistência no combate ao Covid-19, com recomendações e reflexão sobre o posicionamento ou reposicionamento do Time de Acreditação e Gestão da Qualidade para apoiar a alta administração no desdobramento de novas estratégias e ser, mais que nunca, um agente de facilitação para estabelecer métodos e utilizar ferramentas da Qualidade para sustentar as boas práticas e bons índices de Qualidade Assistencial.

A live está disponível no vídeo abaixo:

Como dito no vídeo, a Qualidade que fica nos limites do escritório não funciona mais. É necessário estar cada vez mais e sempre próximo das equipes, sendo a ligação entre a Governança e as demais áreas, atuando com foco nas estratégias para os melhores resultados da instituição, sejam eles assistenciais, operacionais ou financeiros.

Durante a live, Lidia Guimarães, representando a empresa Dorsal Gestão em Saúde, deixou cinco recomendações finais, relacionadas a atuação da Gestão da Qualidade:

  1. Repensar a atuação da Qualidade como ponte entre quem planeja e quem operacionaliza.
  2. Repensar a posição do Gestor da Qualidade dentro do sistema: sair da zona de escritório.
  3. Apoiar a construção de análise dos resultados, considerando o que foi desconstruído pela pandemia e seus impactos.
  4. Entender o quanto estamos presos no antigo modelo de Qualidade e provocar mudança.
  5. Analisar o papel da Qualidade junto a multidisciplinaridade: contribuição para o novo sistema assistencial, com empoderamento para a gestão do cuidado.

Além de reforçar e ampliar parcerias com áreas, como Controle de Infecções, estabelecendo mais confiabilidade nas ações de combate ao Coronavírus, a atuação dos profissionais na Gestão da Qualidade precisa de mudanças. Não apenas por estarmos em um momento atípico, mas entendendo a necessidade de uma maior atuação, além do escritório.

Confira também aqui em nosso site a live sobre Planejamento Estratégico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *