Planejamento Estratégico na saúde em tempos de crise

No mundo, mais de 80 países já registraram casos do novo coronavírus, que teve sua primeira manifestação em 2019, na província de Wuhan, na China. Aqui no Brasil, o Covid-19 chegou cerca de dois meses depois. A propagação da doença já tem um forte abalo em diversos setores da indústria e, sem dúvidas, um dos maiores impactos é no setor saúde. A pergunta é: você previu isso no seu planejamento estratégico?

Ontem, dia 20 de abril, fizemos uma transmissão ao vivo em nosso instagram sobre a importância de otimizar o acompanhamento do planejamento estratégico no setor saúde, em tempos de crise, com revisões de ações e metas, uma vez que muitas são as instituições que ainda se deparam com riscos e consequências não previstas, a exemplo da sustentação de suprimentos, saúde do colaborador e mudanças de processos repentinos. Não se deve conduzir os negócios como se nada estivesse diferente. É hora de revisar o planejamento e criar novas barreiras e respostas aos riscos e novos métodos de trabalho.

Na live realizada, deixamos três recomendações práticas, as quais destacamos aqui:

  1. Se ainda não o fez, estruture seu Comitê de Gerenciamento da Crise Covid19 e o mantenha ativo, diariamente;
  2. Faça uma análise crítica da sua SWOT e reveja suas metas;
  3. Paute as decisões da instituição pelo valor (não monetário) – a sustentabilidade das instituições estará muito mais dependente do valor que ela praticar com as pessoas (funcionários, clientes, sociedade).

As ameaças são inerentes a todos e, sobre riscos, existem os que conseguimos prever e evita-los e os que nos surpreendem e nos forçam a atuar rapidamente, como é o caso da pandemia do Coronavírus. Vivemos hoje um momento de atuação forçada para minimizar, o máximo possível, os impactos que o novo vírus traz para dentro das instituições. 

Os Hospitais, clínicas e outras instituições estruturaram equipe de crise, têm feito o possível para manter a segurança dos processos e controle do negócio. Ainda assim, tudo parece não ser suficiente, em meio às condições de incerteza e mudanças apresentadas. Em um artigo, disponível aqui, a empresa McKinsey & Company, referência no mercado americano, sugere que a maior parte das empresas será muito vulnerável às consequências econômicas devido as medidas de isolamento social, e sugere duas iniciativas:

  1. Lançar uma equipe de planejamento antecipado para adiantar-se à próxima etapa da crise.
  2. Orientar essa equipe a trabalhar em vários horizontes de tempo, usando cinco esquemas.

Conforme imagem abaixo, o artigo sugere que essa equipe se una ao time de crise da instituição.

Para desenvolver esse planejamento antecipado, é preciso encarar a incerteza de frente. A equipe deve trabalhar dentro dos cinco esquemas a seguir:

  1. Obter uma visão realista do seu ponto de partida.
  2. Desenvolver cenários para as várias versões do futuro da organização.
  3. Estabelecer a postura da organização e o direcionamento da jornada como um todo.
  4. Determinar ações e movimentos estratégicos que sejam robustos nos diferentes cenários.
  5. Definir os pontos de gatilho que disparam as ações da organização no momento certo.

As instituições de saúde estão no centro da crise; por isso ter iniciativa e agir no momento certo é prioridade, e todos precisam saber disso. A necessidade do exercício de se estabelecer, além do plano de crise, segundo as normas determinadas é um desafio, porém as vantagens são enormes.

A estratégia é e sempre foi um dos grandes diferenciais em tempos de crise, afinal tudo muda o tempo todo e, diante deste cenário, o plano estratégico pode ser a única alternativa para não vivenciar uma nova surpresa e comprometer ainda mais os resultados. Por isso, não espere as novas ondas da crise causada pelo Covid-19, se antecipe às opções possíveis. Siga nossas recomendações, as deixadas aqui ou apresentadas em nossa transmissão online.

A Acredite Assessoria começou a trabalhar a temática do Covid-19 ainda em janeiro de 2020 com seus clientes, parceiros e público. Caso precise de colaboração para atualizar ou realizar a manutenção das suas atividades e plano estratégico, conte com a gente.

Aqui em nosso site, dispomos de materiais para enfrentamento da crise e uma lista de cursos gratuitos para profissionais de saúde. Em nosso instagram, a série de lives continua, clique aqui e nos acompanhe por lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *