Protocolo de Retomada de Avaliações para Acreditação Nacional

No dia 02 de junho, publicamos aqui em nosso blog o artigo “Pandemia, crise e as avaliações de Acreditação”, disponível aqui no link, abordando o futuro das avaliações de Acreditação.

Nos últimos dias, a Organização Nacional de Acreditação – ONA, lançou para seus avaliadores um curso de capacitação para a retomada das avaliações de acreditação nas instituições. Além do curso, disponibilizou também um Protocolo de Retomada e uma nova Norma Orientadora.

Abaixo, destacamos algumas medidas que serão adotadas para a retomada das visitas presenciais para que você e sua instituição saibam o que irá acontecer:

Critérios para retomada:

  • A compreensão é de que só acontecerão visitas presenciais onde o município onde está a instituição de saúde esteja com a situação da pandemia controlada.
  • Só haverá visita presencial nos locais onde o nível de risco está sob controle e mantido por, pelo menos, 30 dias antes da avaliação.

    Entenda a Classificação de risco. Ela é realizada pela taxa de mortalidade
    Vermelho – Alto Risco
    Laranja – “Risco”
    Amarelo – Risco Moderado
    Azul – Sob Controle
  • Para instituições de saúde referência ao atendimento COVID-19, prioriza-se a avaliação no modelo retomo.
  • Sua instituição de saúde deverá assinar um termo de responsabilidade.

Permanecemos com a recomendação de que o importante, neste momento, é continuar agindo proativamente nas ações necessárias para a melhoria contínua dos seus processos internos e, qualquer dúvida, consultar sua instituição acreditadora para que eles ofereçam o suporte que devem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *