Acreditação e Certificação

Conheça as metodologias de Acreditação que a Acredite Assessoria trabalha:

01

Acreditação na Saúde

02

Certificação por Distinção

03

ONA – Nacional

04

Internacionais

Acreditação na Saúde

A Acreditação é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, pautado por três características: é voluntário, periódico e reservado. Deve ser realizado por organização independente, que avalia uma série de requisitos previamente aceitos, criados para aperfeiçoar a segurança e a qualidade no cuidado ao paciente.
O processo de Acreditação tem caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua. Possui padrões assistenciais e administrativos considerados como ideais e concretizáveis para garantir a qualidade da assistência e, além disso, busca estabelecer mecanismos de avaliação do desempenho técnico, da gestão e do relacionamento da instituição com seus clientes internos, externos e fornecedores.
Uma vez alcançados os padrões exigidos nos manuais de acreditação, o serviço de saúde passa a estar certificado por um período de tempo, mas necessita desenvolver ações de aprimoramento contínuas e demonstrar tendência de melhoria nos seus resultados. O processo exige a adoção de práticas dinâmicas, o que implica em manutenção daquela certificação conquistada e, posteriormente, uma recertificação pela instituição acreditadora.

Certificação por Distinção

Desde 2017, a Acredite e a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) trabalham em parceria na promoção de padrões de melhores práticas aos serviços de reumatologia, baseados nos princípios de Acreditação e Excelência. Logo, unimos a SBR com a maior instituição acreditadora do país para a construção, juntos, de padrões de avaliação desenvolvidos e pensados para os Serviços de Terapia Assistida, conhecidos anteriormente como Centros de Infusão.
Os padrões estão descritos em um manual específico, onde os Centros de Terapia Assistida que se adequam a ele, recebem uma certificação exclusiva. Por meio do Manual de Padrão de Avaliação – Serviços de Terapia Assistida, é possível avaliar as melhores práticas de assistência ao paciente e o nível de desempenho dos Centros.
A certificação por distinção resulta em melhoria de qualidade do atendimento prestado aos pacientes, compromisso com um alto padrão de serviço, vantagem competitiva no mercado, melhora no recrutamento e qualificação de profissionais envolvidos e reconhecimento pelas seguradoras e outros interessados.

Somos a empresa homologada e credenciada pela Sociedade Brasileira de Reumatologia para auxiliar e prestar assessoria aos Centros de Infusão que tem o interesse em se adequar aos padrões exigidos pelo manual.

O Manual de Padrão de Avaliação – Certificação por Distinção não está disponível em nenhuma plataforma digital, pois não pode ser distribuído ou disponibilizado de forma gratuita ou sem autorização da Instituição Acreditadora.

Organização Nacional de Acreditação – ONA – Brasil

A ONA é uma entidade brasileira que certifica a qualidade de serviços de saúde no país, atentando especialmente para a segurança do paciente, padrões de gestão e qualidade da assistência. Sua metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS com representatividade em mais de 100 países.
Pela metodologia ONA, uma instituição de saúde pode ser Acreditada ONA em três níveis:

Nível 01

Acreditado

Nível 02

Acreditado Pleno

Nível 03

Acreditado com Excelência

Os padrões ONA podem ser adotados por estas instituições:

  • Hospitais
  • Ambulatórios
  • Laboratórios
  • Serviços de Pronto Atendimento
  • Home Care
  • Serviços Oncológicos
  • Serviços de Medicina Hiperbárica
  • Serviços de Hemoterapia
  • Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva
  • Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear
  • Serviços Odontológicos
  • Serviços de Processamento de Roupas para a Saúde
  • Serviços de Dietoterapia
  • Serviços de Manipulação
  • Serviços de Esterilização e Reprocessamento de Materiais

Acreditação – Padrões internacionais

Atualmente existem diversos programas de certificações e acreditações no mundo, aqui destacamos dois:

Joint Commission International
(JCI) – Padrão EUA

A Acreditação desta organização norte-americana é considerada uma das mais importantes no mundo e está presente em mais de 90 países. A JCI identifica, mensura e compartilha boas práticas de serviços de saúde, com critérios baseados em indicadores internacionais de segurança, gerenciamento de fármacos, acesso a tratamento e continuidade, além de gerenciamento de informações hospitalares.

Qmentum International

A metodologia QMentum International™ é um modelo que orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área da saúde. orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde. Este programa utiliza critérios globais de validação.

São princípios da metodologia:

  • Governança Clínica
  • Gestão do Conhecimento & Dimensões da Qualidade
  • Times de Alta Performance
  • ROPs – um conjunto de práticas que proporciona ligação direta entre os conhecimentos da organização, a estratégia, a qualidade e a segurança do cuidado”.

Fonte: IQG